terça-feira, 2 de novembro de 2010

Halloween

Boa Tarde queridos leitores, sei que o meu post está um pouco atrasado, mas foi por preguiça de postar aqui, e me desculpem por ficar muito tempo sem postar, afinal, eu estava numa correria total - nem tava dormindo direito - mas hoje vou falar sobre a origem do halloween, já que percebi que muitas pessoas não sabem a importância do halloween, e simplesmente não respeitam fazendo piadinhas de mal gosto, é pra mim é de mal gosto, pois do mesmo modo que os cristãos não gostam que desrespeitem o natal ou a Páscoa, eu também não gosto que desrespeitem o halloween, ainda mais quando não conhecem a sua verdadeira história. Tudo bem, podem falar que é anti patriótico pois é celebrado nos países anglo-saxônicos (principalmente nos Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido e Canadá), onde tem como base e origem as celebrações dos antigos povos celtas. A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C, mas sem relação alguma com as abóboras ou a famosa frase "Gostosuras ou Travessuras?", que fora exportada pelos EUA, pois os EUA que popularizaram a comemoração. Originalmente o halloween não tinha relação com bruxas, pois era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro e marcava o fim do verão. Mas com o passar do tempo, toda história acaba sendo distorcida, temos duas versões da origem do halloween, sendo uma delas pagã e a outra cristã, mas para não causar discussões, irei falar somente da qual eu creio, que é a de origem pagã, para que vocês também conheçam um pouco mais sobre os pagãos, e assim, tentem nos respeitar mais um pouco. :D O halloween na origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain (como eu disse anteriormente), que tinha como objetivo celebrar o fim do verão e da colheita e dar culto aos mortos. Com a invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos, acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última fora minguando com o passar do tempo. Por volta do final do século II, com a evangelização destes territórios, a religião dos Celtas, chamada de Druidismo, já havia desaparecido em grande parte das comunidades. Pouco se sabe sobre a religião dos druídas, pois não há nada escrito sobre ela: afinal, tudo era transmitido oralmente de geração para geração. O Samhain era precedido de vários festejos que duravam cerca de uma semana, e davam inicio ao ano novo celta, onde a "festa dos mortos" era uma das datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra" - conceito que só se criou após o cristianismo - e para os celtas o mundo dos mortos era o local de uma felicidade perfeita, onde não haveria fome, dor ou sofrimento. A festa era celebrada com ritos presididos pelos sacerdotes druídas, que tinham o papel de "médiuns", para ligar as pessoas aos seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos retornavam ao nosso mundo neste dia para visitar seus antigos lares e guiar seus familiares ao mundo dos mortos. Bom, espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre a história pagã, sempre que der vou contar um pouco sobre os pagãos, para que assim, minha religião não interfira sobre a opinião que vocês tem sobre mim, enfim, minha religião eu deixarei pra falar em outro post :D beijos e até o próximo post.